“(IN)DEPENDÊNCIA EMOCIONAL DE MULHERES NA ERA DAS TELAS: ALIENAÇÃO OU CONEXÃO?”

Publicado em 16/08/2024 - ISBN: 978-65-272-0640-8

Título do Trabalho
“(IN)DEPENDÊNCIA EMOCIONAL DE MULHERES NA ERA DAS TELAS: ALIENAÇÃO OU CONEXÃO?”
Autores
  • Fabiana Silvestre da Silva
Modalidade
Resumo simples
Área temática
Psicologia
Data de Publicação
16/08/2024
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://eventos.unigran.br/anais/conigran2024/866551-(in)dependencia-emocional-de-mulheres-na-era-das-telas--alienacao-ou-conexao
ISBN
978-65-272-0640-8
Palavras-Chave
Gestalt-terapia. Mídias sociais. Mulheres. Instagram.
Resumo
(i) Introdução: Faz pouco mais de 50 anos no mundo e 40 anos no Brasil que estar “ativo” na chamada Era das Telas assume status de necessidade básica. A “modernidade líquida” e o “amor líquido” trouxeram o debate sobre as relações fluídas antes mesmo do uso frenético das mídias sociais. E como tudo isso repercute na saúde mental, especificamente, das mulheres? (ii) Objetivo: Analisar a (in)dependência emocional delas em relação às mídias sociais e de que forma essa relação com as telas, em especial o Instagram, interfere na formação e/ou consolidação da autoestima e do Self. (iii) Metodologia: Pesquisa e revisão bibliográfica, a partir da análise de artigos científicos e livros relacionados à temática.(iv) Resultados: As profundas transformações na maneira de relacionar-se, especialmente com o surgimento dos dispositivos digitais, têm impactado significativamente a forma como as mulheres se percebem e validam a própria imagem. A validação de si mesmo assume novos contornos com o advento das mídias sociais. (v) Considerações Finais: Torna-se evidente a complexidade das relações entre indivíduos e tecnologia na contemporaneidade. As plataformas digitais emergem como ferramentas poderosas de conexão e expressão, capazes de influenciar significativamente a autoestima e a percepção de si mesmas das mulheres. A chamada “Era das Telas” oferece tanto oportunidades de conexão e expressão quanto possibilidades de alienação e desconexão para as mulheres. A construção da autoestima e da identidade emocional envolve uma interação multifacetada entre aspectos sociais, psicológicos e tecnológicos. Entre eles: o viver conscientemente, a responsabilidade e a autenticidade, pois, assim como Branden (1996) defende, precisamos escolher entre ser fieis ou não sobre quem somos, para assim podermos constituir nossa percepção de nós mesmos. Contudo, apesar da influência das mídias sociais no desenvolvimento da identidade e autoestima das mulheres, as plataformas são neutras em si mesmas, embora reflitam e amplifiquem as dinâmicas sociais preexistentes, e sejam constituídas com fins comerciais. Tanto podem fortalecer laços sociais e promover a autoexpressão quanto perpetuar padrões inatingíveis e alimentar sentimentos de inadequação. São os usuários que conferem significado e impacto às interações on-line e precisam assumir tal protagonismo e responsabilidade, utilizando as plataformas crítica e conscientemente. Cabe ao sujeito, portanto, não somente cobrar das autoridades legislações reguladoras, especialmente no que tange à segurança dos dados pessoais, vazamento de informações e fake news, bem como utilizar o potencial produtivo das mídias sociais no cotidiano. Nos casos em que a utilização exacerbada das telas e das mídias sociais se constituem ajustamentos banais, a Gestalt-Terapia propõe a responsabilização do sujeito e igualmente o encorajamento no enfrentamento do outro. É preciso promover a conscientização e o desenvolvimento de habilidades de autorregulação no uso das telas. Entre as ações possíveis, está a política de “redução de danos”, considerando que, ao mesmo tempo que preserva as formas de defesa construídas pelo sujeito, mobiliza alternativas de enfrentamento, já que não se trata de reabilitar um consumidor, mas sim um sujeito crítico em relação às causas de sua banalização.
Título do Evento
[CAMPO GRANDE] 5º CONIGRAN - Congresso Integrado da UNIGRAN Capital
Cidade do Evento
Campo Grande
Título dos Anais do Evento
Anais do Congresso Integrado da Unigran Capital
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

SILVA, Fabiana Silvestre da. “(IN)DEPENDÊNCIA EMOCIONAL DE MULHERES NA ERA DAS TELAS: ALIENAÇÃO OU CONEXÃO?”.. In: Anais do Congresso Integrado da Unigran Capital. Anais...Campo Grande(MS) Centro Universitário UNIGRAN Capital, 2024. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/conigran2024/866551-(IN)DEPENDENCIA-EMOCIONAL-DE-MULHERES-NA-ERA-DAS-TELAS--ALIENACAO-OU-CONEXAO. Acesso em: 28/04/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes