A CONSTRUÇÃO DE HOSPITAL NO MINECRAFT À LUZ DA RDC 50/2002: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Publicado em 04/08/2023 - ISBN: 978-85-5722-873-3

Título do Trabalho
A CONSTRUÇÃO DE HOSPITAL NO MINECRAFT À LUZ DA RDC 50/2002: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Autores
  • Matheus Pelle Costa
  • GERUZA APARECIDA VERSIANE DIAS PEREIRA
  • Evilleen De Oliveira Rodrigues Ferreira
  • Júlio Ricardo França
Modalidade
Resumo Expandido
Área temática
Enfermagem
Data de Publicação
04/08/2023
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://eventos.unigran.br/anais/conigran2023/656186-a-construcao-de-hospital-no-minecraft-a-luz-da-rdc-502002--um--relato-de-experiencia
ISBN
978-85-5722-873-3
Palavras-Chave
Normas regulamentadoras; Metodologias Ativas em Saúde; Enfermagem Intensiva; Gamificação em Saúde.
Resumo
RESUMO EXPANDIDO TÍTULO: A construção de Hospital no Minecraft à luz da RDC 50/2002: Um Relato de Experiência Coautores: Matheus Pelle Costa¹ Evilleen de Oliveira Rodrigues² Geruza Aparecida Versiane Dias Pereira³ Júlio França4 E-mail: julio.franca@unigran.br Palavras-chave: Normas regulamentadoras; Metodologias Ativas em Saúde; Enfermagem Intensiva; Gamificação em Saúde. Introdução: A Resolução de Diretoria Colegiada RDC n° 50, de 21 de fevereiro de 2002, estabelece as diretrizes para planejamento, programação, elaboração e avaliação de projetos físicos de estabelecimentos assistenciais de saúde (Agência Nacional de Vigilância Sanitária, 2002). Sendo assim, dispõe sobre os espaços das salas e instalações, materiais, equipamentos e capacidade máxima de leitos utilizados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), a fim de promover privacidade, conforto, livre circulação médica e da equipe de enfermagem para procedimentos e intercorrências, para promoção de assistência de saúde segura. A gamificação em saúde tem sido cada vez mais aplicada em processos de aprendizado de forma à explorar a criatividade e trabalho protagonizado pelo aluno, sendo o Minecraft uma ferramenta de jogo, que permite relacionar teorias e práticas profissionais. Vianna et al. (2013) consideram que gamificação abrange a utilização de mecanismos de jogos para a resolução de problemas e para a motivação e o engajamento de um determinado público. Domínguez et al. (2013) salientam que jogos são capazes de promover contextos lúdicos e ficcionais na forma de narrativas, imagens e sons, favorecendo o processo de aprendizagem. Vale ressaltar que as gerações atuais de alunos estão tendo muito contato com games ou jogos digitais. Isso permite uma boa experiência, por se tratar de uma técnica que trabalha com atividades lúdicas, que estimula o aprendizado e engajamento com o conteúdo de forma menos complicado e mais divertida. Objetivo: Relatar a experiência de construir um hospital de grande porte, conforme as normasvigentes. Métodos: Trata-se de um relato de experiência acadêmica, elaborado a partir da criação de um hospital no mundo criado no Minecraft, no qual, foi proposto pelo professor na disciplina de Assistência de Enfermagem ao Paciente Crítico II, do 7° semestre do curso de graduação em enfermagem de uma Universidade em Campo Grande - MS. Resultados e discussão: O trabalho foi realizado por 30 acadêmicos, foram divididos em dois grupos: os pesquisadores, responsáveis por selecionar o conteúdo da resolução sobre a UTI e os construtores, encarregados de criar o mundo dentro dos parâmetros elencados pela norma regulamentadora RDC 50. Durante a construção, o foco principal foi a Unidade de Terapia Intensiva (UTI), na qual dentre os conhecimentos adquiridos, apontamos os principais assuntos abordados, como a necessidade de ter uma UTI em um hospital terciário e secundário com mais de 100 leitos, ou nos que são especializados em gerir pacientes graves ou de alto risco. Referente aos números de leitos deste setor, o equivalente no mínimo 6% do total de leitos hospitalares, sendo destinado um quarto para isolamento a cada 10 leitos, dos quais, cada um com no mínimo 10 m², se atentando ao espaço de instalação dos equipamentos, assim como o espaço entre leito e parede com 1 m², entre leitos com 2 m², na cabeceira 2 m² e pé do leito com 1.2 m², visando deixar a circulação livre para a equipe de enfermagem e médica. Outro ponto importante é a instalação de pontos de oxigênio, ar comprimido e vácuo, assim como no mínimo 8 tomadas por leito, para utilização dos equipamentos de monitorização e de tratamento. Além disso, deve possuir um posto de enfermagem com no mínimo 6 metros quadrados para cada área ou conjunto de quartos, e mínimo de 1.5 m², destinado a área de prescrição médica. Outrossim, um laboratório de suporte para análises, a medida acima de 8 m². Por fim, outra sala de grande importância, é a de Recuperação Pós Anestésica (RPC), que deve ter pelo menos 8 m², tendo a quantidade de leitos de acordo com o número de salas operatórias mais um, o qual deve estar próximo do centro cirúrgico e da UTI. Após exposto uma parte da base de dados utilizada no trabalho, optamos por construir em um servidor, o qual todos poderíamos entrar e ter acesso a qualquer momento, facilitando a divisão de responsabilidade dos setores hospitalares entre os acadêmico, e como o jogo proporciona uma infinidade de blocos, bastou definir um padrão para os blocos do piso, parede e teto, e o restante ficava a cargo da criatividade de cada um. O edifício construído ficou composto por 4 prédios, com um andar no subsolo, térreo, e 4 andares, dividindo todas as especialidades do hospital como: oncologia, cardiologia, pediatria, clínica médica, pronto atendimento, salas de exames (raio-x, tomografia computadorizada, ressonância magnética, entre outras), ambiente de apoio (sala de plantão, de espera, vestiário, depósito de limpeza, esterilização, sanitários para os profissionais e para o público, consultórios, sala de vacinação, de curativos, inalação, copa, refeitório, entre outros), além de um Centro de Terapia Intensiva composto por duas UTIs adulto, uma pediátrica e uma neonatal. Tal elaboração forçou o senso criativo e tomadas de decisões, trazendo novas experiências e sobre as competências do enfermeiro, durante a graduação. Vimos que, a participação do enfermeiro em obter o conhecimento das normas, dentre elas, a RDC 7, que dispõe de regras para diminuição de riscos de pacientes, familiares e profissionais, a mesma tem como intuito proporcionar um ambiente mais seguro aos usuários. Por se tratar de uma legislação e competência do mesmo, é necessário que sempre busque por atualizações, junto à sua área de atuação para promover uma assistência à saúde mais qualificada. Após a finalização e apresentação do trabalho, foi feito uma dinâmica com a turma com perguntas sobre o tema proposto, em que obteve um acerto de 100% das questões, evidenciando uma melhor fixação dos conteúdos na bagagem acadêmica dos envolvidos. Conclusão: Destarte, a gamificação em saúde, como ferramenta de ensino-aprendizado, infere positivamente no processo de formação e a importância da utilização de novos meios de aprendizagem, assim como o conhecimento sobre as disposições da RDC-50, que são de extrema importância para a atuação da enfermagem na UTI, pois de acordo com a Resolução MEC n°3, depôs o enfermeiro como gestor e líder de equipes de saúde (RESOLUÇÃO CNE- CES N o 3, 2001). Nesse contexto, tem como atribuições, normatizar e fazer cumprir as normas e rotinas na unidade de terapia intensiva, coordenar e supervisionar a equipe de enfermagem do setor (RESOLUÇÃO COFEN N o 713/2022). Portanto, deve se, adotar habilidades de gestão, como gestão de recursos físicos, humanos, materiais e financeiros (FRANCISCO; CASTILHO, 2002, p.243). Nesse modo, visando garantir a segurança do paciente, padronizar procedimentos, promover uma gestão adequada e prevenir erros e eventos adversos. Assim como a promoção de um ambiente de trabalho mais seguro e saudável para profissionais de enfermagem. REFERÊNCIAS BRASIL. Ministério da Saúde. Resolução RDC Nº 7, 24/02/2010. Dispõe sobre os requisitos mínimos para funcionamento de Unidades de Terapia Intensiva e dá outras providências. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/anvisa/2010/res0007_24_02_2010.html. Acesso em: 10 jun. 2023. BRASIL. Ministério da Saúde. Resolução RDC Nº 50, 21/02/2002. Dispõe sobre o Regulamento Técnico para planejamento, programação, elaboração e avaliação de projetos físicos de estabelecimentos assistenciais de saúde. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/anvisa/2002/res0050_21_02_2002.html. Acesso em: 10 jun. 2023. COFEN - Resolução COFEN nº 3/2001: Diretrizes Nacionais Curso Graduação Enfermagem. Disponível em: http://www.cofen.gov.br/resoluo-cne-ces-n-3-de-7-de- novembro-de-2001-diretrizes-nacionais-curso-graduaao-enfermagem_6933.html. Acesso em: 10 jun. 2023. COFEN - Resolução COFEN nº.713/2022: Normatiza a atuação dos Profissionais de Enfermagem no Atendimento Pré-hospitalar (APH) móvel Terrestre e Aquaviário, na Central de Regulação das Urgências (CRU), em serviços públicos e privados, civis e militares. Disponível em: http://www.cofen.gov.br/resolucao-cofen-no-713- 2022_104087.html#:~:text=O%20Enfermeiro%20Respons%C3%A1vel%20T%C3%A9cnico %20(ERT,elabora%C3%A7%C3%A3o%20e%20implementa%C3%A7%C3%A3o%20dos% 20protocolos. Acesso em: 10 jun. 2023. MARCELLINO, G. M.; SCHLINDWEIN, B. M. Artigo Original Endereço para correspondência: Liderança do enfermeiro: uma revisão integrativa da literatura. [s.l: s.n.]. Disponível em: chrome- extension://efaidnbmnnnibpcajpcglclefindmkaj/https://www.scielo.br/j/rlae/a/874h8WQ98FH QTfK4z6WCgxr/?lang=pt&format=pdf. Acesso em: 10 jun. 2023. VENTIN, R.; PINTO, F. Atualiza associação cultural importância do entendimento sobre gestão na prática do profissional de enfermagem. [s.l: s.n.]. Disponível em:chrome- extension://efaidnbmnnnibpcajpcglclefindmkaj/https://bibliotecaatualiza.com.br/arquivotcc/ MES/MES18/PINTO-rafaela.PDF. Acesso em: 10 jun. 2023.
Título do Evento
[CAMPO GRANDE] 4º CONIGRAN 2023 - CONGRESSO INTEGRADO DA UNIGRAN CAPITAL
Cidade do Evento
Campo Grande
Título dos Anais do Evento
Anais do 4º Congresso Integrado da UNIGRAN Capital - CONIGRAN
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

COSTA, Matheus Pelle et al.. A CONSTRUÇÃO DE HOSPITAL NO MINECRAFT À LUZ DA RDC 50/2002: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA.. In: Anais do 4º Congresso Integrado da UNIGRAN Capital - CONIGRAN. Anais...Campo Grande(MS) UNIGRAN CAPITAL, 2023. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/conigran2023/656186-A-CONSTRUCAO-DE-HOSPITAL-NO-MINECRAFT-A-LUZ-DA-RDC-502002--UM--RELATO-DE-EXPERIENCIA. Acesso em: 24/04/2025

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