eventDe 20/05 a 22/05 de 2019
location_onUNIGRAN


XXV Jornada Acadêmica do Curso de Pedagogia

A XXV Jornada Acadêmica do curso de Pedagogia proporcionará à comunidade acadêmica oportunidade para refletir acerca da realidade educacional por meio de caminhos e perspectivas direcionadas à educação humanizada, a qual perpasse o saber, o conhecimento e as transformações educativas que envolvem os diversos campos de atuação do(a) pedagogo(a).

As escolas necessitam resgatar a educação humanizada para o conhecimento profissional da área da educação, a qual tenha como foco um professor polivalente, que dê conta de práticas educativas direcionadas ao saber e ao fazer para a valorização do ser humano; sujeito principal desse processo. A abertura será realizada pela Professora Doutora e Pesquisadora da área educacional Selma Garrido Pimenta que contextualizará as práticas educativas, buscando relacionar as transformações na educação por meio de práticas educativas que contemplem a metodologia ativa, que resulte em um processo de aprendizagem significativo. Serão ofertados minicursos na área educacional; mesa temática sobre Crianças e Infâncias na perspectiva do desenvolvimento infantil; da Educação Especial, Inclusiva e o trabalho coletivo entre os seus pares. A palestra de encerramento será sobre o desenvolvimento humano na infância e o papel da escola e do professor, ministrada pela professora Doutora Suely Amaral Mello. Durante o evento haverá homenagens aos coordenadores, professores, egressos e acadêmicos do curso de Pedagogia da UNIGRAN, em comemoração aos 30 anos de sua existência.

E com a Jornada Acadêmica, realizaremos o XI Dia Mundial do Brincar, com o tema “Brincar de corpo e alma: O brincar como território de convivência das diferenças”, com a visitação de mais de 100 (cem) crianças para atividades diversificadas, dentre elas: yoga, judô, karatê e brincadeiras tradicionais com o intuito de promover atividades lúdicas e brincadeiras para todos, independente de idade.

Também será realizado o I Encontro do PIBID com os cursos de Pedagogia e Educação Física para apresentar os relatos de experiências sobre as práticas e estudos desenvolvidos nos CEIMS e Escolas em que o Programa está atuando com os acadêmicos.

Presenças

Profª. Selma Garrido Pimenta
Profª. Selma Garrido Pimenta
Possui graduação em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1965), mestrado em Educação: Filosofia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1979) e doutorado em Educação: Filosofia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1985). Atualmente é Professor Titular Sênior da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo - FE - USP, e Professor Assistente no Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Católica de Santos. Coordena (em parceria) o GEPEFE - Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Formação do Educador desde 1989, junto ao programa de Pós Graduação em Educação - FEUSP. Foi coordenadora do Programa de Pós Graduação em Educação na FE-USP (1997/99) e Diretora da FE-USP (2002 - 2005). Foi Pró Reitora de Graduação da USP (2006 - 2009). Atuou como Membro do Comitê de Avaliação da área de Educação junto à CAPES (2001-2003). É Membro do GT Didática da ANPEd - Associação Nacional de Pós Graduação e Pesquisa em Educação, do qual foi coordenadora (1996 - 1999) e representou-o como Membro do Comitê Científico da ANPEd (por quatro anos). Atualmente é Vice Presidente da ANDIPE - Associação Nacional de Didática e Prática de Ensino (2018) e coordenadora da Coleção Docência em Formação junto à Cortez Editora, SP. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, didática, pedagogia e pesquisa educacional. As pesquisas mais recentes são no campo da Pedagogia Universitária e Docência no Ensino Superior. É Pesquisador 1 A CNPq.
Prof Dr. Giovani de Bezerra
Prof Dr. Giovani de Bezerra
Doutor em Educação (2017) pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), área de concentração em História, Políticas e Gestão da Educação. Mestre em Educação (2012), área de concentração em Educação, Linguagem e Sociedade, pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), unidade universitária de Paranaíba. Graduado em Pedagogia (2010) pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), unidade universitária de Paranaíba. Desenvolve estudos e pesquisas sobre inclusão escolar e desenvolvimento de pessoas com deficiência, práticas pedagógicas em Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva, história e memória da Educação Especial. Atualmente, é Professor da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD).
Profª Me. Ana Claudia Bazé de Lima
Profª Me. Ana Claudia Bazé de Lima
Possui graduação em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras Ministro Tarso Dutra (2000). Pós-graduação Lato Sensu em Metodologia do Ensino Superior pelo Centro Universitário da Grande Dourados (2011) e MBA em Gestão Empreendedora em Educação pela Universidade Federal Fluminense (2012). Mestre em Educação pela Universidade Estadual Paulista - Câmpus de Marília (2017). É professora de Educação Infantil, atua na Secretaria Municipal de Educação e Cultura, no Núcleo de Educação Infantil desenvolvendo ações de assessoria, tutoria e formação continuada aos profissionais que atuam com crianças de 0 a 6 anos na Rede Municipal de Três Lagoas. Membro do Conselho Gestor do Fórum Regional de Educação Infantil Costa Leste-MS.Membro do Conselho Municipal de Educação de Três Lagoas. Membro do Grupo de Pesquisa do CNPq - "Processos de leitura e de escrita: apropriação e objetivação" da UNESP - Campus de Marília/SP. Atuou como Formadora no Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – Educação Infantil.
Prof.ª Dra. Regina Aparecida Marques de Souza
Prof.ª Dra. Regina Aparecida Marques de Souza
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1991), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1999) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2006). Realizou estágio de pós-doutorado na Universidade de Évora, Portugal (2015) e Universidade Estadual Paulista/UNESP "Júlio de Mesquita Filho" em Marília. É professora Associada da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, atuando no curso de Pedagogia, campus de Três Lagoas e no Programa de Pós-Graduação em Educação do campus do Pantanal/Corumbá/CPAN. Tem experiência na área de Educação e atua nos seguintes temas: teoria histórico-cultural, formação de professores/as, apropriação da escrita e práticas educativas com crianças de 0 a 10 anos. Coordenou de 2013 a 2017 o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa/PNAIC/UFMS/MEC em Mato Grosso do Sul. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Linguagem, Educação e Infância-Teoria Histórico Cultura ? GEPLEI-THC/UFMS/CNPq. Coordenou o GT 07 Educação de crianças de 0 a 6 anos da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação/ANPED da Região Centro-Oeste (2014-2016). Representante Titular da Associação Brasileira de Alfabetização/ABALF na região Centro-Oeste (2018-2020). Membro do Comitê Gestor do Fórum Permanente de Educação Infantil de Mato Grosso do Sul (2018-2020).
Prof.ª Dr.ª Terezinha Bazé de Lima
Prof.ª Dr.ª Terezinha Bazé de Lima
Pedagoga formada pela UFMS, , Professora titular da UNIGRAN/ Dourados. Especialista em Planejamento Didático pela Faculdade de Ciências e Letras de Penapólis. Mestre em Educação Brasileira pela UFMS. Doutora em Educação pela UNICAMP-Campinas São Paulo. Professora de Didática, Metodologia do Ensino , Pesquisa Educacional, Metodologia Científica, atuando no Cursos de Pedagogia, Psicologia e professora do IESF/FUNLEC atuando na Pós Graduação na área de Formação de Professores; Conhecimento Científico, Alfabetização e letramento, Educação Indígena e Relações Étnico-Raciais; Professora formadora. Tutora em Cursos de Educação a Distância, Graduação e Pós Graduação; Membro da Comissão de Avaliadores de Instituições de Ensino na área de Pedagogia; Direção de Instituições de Ensino Superior, coordenadora de Curso, Pró-reitoria de ensino e extensão; Professora Pesquisadora da FUNDECT-MS na área de formação docente e alfabetização de adultos. Avaliadora de Curso de Graduação e Avaliadora Institucional do Banco de Avaliadores do Sinaes (BASis) pelo INEP/MEC e/ de Dourados e Membro do Fórum Estadual de Educação Infantil, Coordenadora do Fórum Regional de Educação Infantil da Região Costa Leste/MS. Diretora do Polo Unigran/Net Três Lagoas-MS.

Certificados

Os certificados são gerados eletronicamente com rigorosa verificação da regularidade das inscrições, atividades selecionadas, presença efetivamente registrada nestas atividades e aproveitamento do evento.

Qualquer dúvida com relação aos certificados de participação devem ser sanadas diretamente com a organização do evento.



fingerprint
event_seat


PATROCÍNIO





ORGANIZAÇÃO

Elizabete Velter Borges

(67) 9 9929-5179
pedagogia@unigran.br

Coordenação do Curso de Pedagogia
(67) 3411-4237



UNIGRAN
Todos os Direitos Reservados.
Rua Balbina de Matos, 2121 - Jd. Universitário
CEP: 79.824-900 - Dourados/MS
(67) 3411-4141 / Fax: (67) 3411-4167
account_circle
email
info
message

UNIGRAN - Centro Universitário da Grande Dourados